Confira as impressionantes Centrais de Dados ( Data Centers ) que dão ‘vida’ ao Google mantendo seguro suas informações.



A empresa abriu as portas de suas ultra-secretas centrais de dados, permitindo um passeio pelo enorme parque tecnológico que organiza e opera milhares de servidores e cabos de fibra-óptica.


O Data Center é o local onde são concentrados os equipamentos de processamento e armazenamento de dados do Google. Seria como o ”corpo físico” do site. Esses centros de processamentos de dados são projetados para serem extremamente seguros.

Para lidar diariamente com 20 bilhões de páginas web, 3 bilhões de buscas, oferecer gratuitamente 425 milhões de contas de Gmail e armazenar milhões de vídeos no Youtube, o Google conta com uma infraestrutura multimilionária de edifícios e equipamentos espalhados pelos Estados Unidos, Bélgica, Finlândia e, em breve, Chile, Hong Kong e Cingapura.

Dentro dessas  enormes salas são abrigados milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, processando grande quantidade de informação. Eles são muito seguros também. Montados num salão protegido contra acesso indevido, tem piso elevado para possibilitar a passagem de cabos elétricos e de dados, armários metálicos, onde são montados os equipamentos e um ambiente totalmente controlado.



Contam com sistemas de para extinção de incêndios, sistema inteligente de detecção precoce de fumo e extinção de incêndio com gás inerte, para não afetar os equipamentos. O acesso é controlado por cartões eletrônicos ou biometria e vigilância 24 horas. Ar-condicionado de precisão com monitorização constante, mantém a temperatura constante, resfriando os equipamentos.


O abastecimento de energia, além da concessionária local, usa geradores de energia de grande capacidade e fonte de alimentação ininterrupta de grande porte, montados em salas anexas, para manter os equipamentos ligados, mesmo em caso de queda no fornecimento. O “corpo” do Google consomem até cem vezes mais energia que um escritório comum.
Inclusive a empresa vem estudando formas renováveis de abastecimento de energia elétrica como Parque Eólico e Energia Solar.


Os Data Centers são projetados para atender a rigorosos padrões internacionais. 
A Google os manteve secretos durante muitos anos. Ainda existem milhares desses centros ao redor do mundo, somente para manter o Google funcionando. 
A infraestrutura exige alta segurança física e lógica, asseguradas pelas mais modernas tecnologias do mercado. As normas da Associação das Indústrias de Telecomunicações (AIT) são as mais utilizadas, especificamente a norma 
AIT 942 que estabelece a classificação de segurança Padrão TIER de 1 a 4.






Dicas e Tutoriais












Novidade Google







Google Maps













Google Analytics







Universidade Google












Webmaster Tools






Comments